DÊ ATENÇÃO À SUA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
“Profissionalismo: Uma palavra que cada vez mais é exigida das transportadoras e operadores logísticos. É preciso buscar capacitação constante, utilizando as melhores ferramentas disponíveis, empresas sérias e com infraestrutura para atender as demandas com segurança e bons resultados” - Ricardo Amadeu, CEO.
É necessário um esforço real e consistente para transformar a Logística de Suprimentos em uma verdadeira ferramenta de competitividade, capaz de reduzir desperdícios e eliminar falhas na gestão de estoques de insumos, resultando em um menor volume de estoques e menor incidência de transportes emergenciais.
Desde o mapeamento das operações, o fluxo das informações, a definição de lead time, até a integração entre o corporativo e as plantas, essa atenção estratégica à logística de suprimentos evita a falta de insumos críticos, reduz o fluxo de veículos nos almoxarifados e garante maior controle do nível de serviços dos transportadores homologados. Inclui avaliar coberturas securitárias, acompanhar o pagamento das apólices (sem elas, não há cobertura), monitorar as condições da frota e, no caso de terceiros, controlar jornada e demais fatores de risco que impactam diretamente em corresponsabilidades e resultados. Durante a moagem safra das usinas, até o período de entressafra, lidamos com itens estratégicos e a segmentação dos fornecedores (por região, por giro, por criticidade), que definem tomadas de decisões logísticas.
A LOGÍSTICA ENXUTA PODE REPRESENTAR GRANDE ECONOMIA COM SEGURANÇA E EFICÁCIA. CASO CONTRÁRIO, INCORREMOS EM RISCOS E GRANDES TRANSTORNOS.
Na entressafra, o planejamento é ainda mais importante para o envio das remessas, transferências e gestão das peças e equipamentos, para antecipação das demandas, que são cruciais para uma logística eficaz, que atenda os cronogramas com eficiência e menor custo. Sempre alicerçando as operações em fornecedores homologados, que possam corresponder às expectativas e compromissos pactuados, conforme o tamanho de cada conta e projeto implantado.
O objetivo sintetizado é a excelência na cadeia de suprimentos: encurtar distâncias, atuar com agilidade e segurança, conscientizar os usuários/clientes internos e reduzir paulatinamente as incidências de urgências e custos com foco em segurança e resultados que vão bem além da tabela de frete. Identificar oportunidades e implantar “soluções”, sempre pautadas na gestão e acompanhamento efetivo dos KPIS, com reuniões de trabalhos semanais onde a logística passa a ser vista como estratégica no planejamento da instituição e no dia a dia de todos os envolvidos.
Planejar é obter resultados: É estratégico contar com um parceiro central para a logística de cargas fracionadas e duas ou mais transportadoras homologadas para atender demandas específicas, como siderúrgicos, moendas e periféricos.
Já os itens críticos - essenciais para montagem, manutenção ou cumprimento dos cronogramas de moagem — devem ter fluxo contínuo, com contratos previamente firmados com fornecedores definidos e sistemas integrados para input de coletas e acompanhamento online.
Com cronogramas apertados na entressafra, não há espaço para cotações de última hora. A usina precisa ter parceiros previamente comprometidos com seus prazos, processos e metas operacionais.
A usina precisa ter a quem cobrar: Um parceiro comprometido, que se responsabilize pelo todo da parte assumida, com relacionamento robusto, promovendo comunicação e informação de qualidade, direto com as transportadoras contratadas – Um operador Logístico; neste caso, responsável por todos os KPIs e atendimento do dia a dia das demandas gerais do cliente, se reportando para área de logística ou suprimentos do contratante.
Por incorporar essa filosofia profissional que a TELOG| Especialista adquiriu renome no mercado e está entre as melhores empresas do país em seu segmento, sendo a maior parceira do setor bioenergético em matéria de logística de suprimentos. Quando você confia a sua logística a quem entende, você ganha tempo, segurança — e a certeza de que tudo vai chegar, e exatamente como deve chegar. Fuja dos aventureiros!
“Dominar conhecimentos modernos e oferecer projetos confiáveis para logística de suprimentos exige know-how e muita dedicação. Exige ferramentas de gestão que envolvam todas as operações relacionadas, realizadas de modo integrado, que possam agregar valor aos serviços oferecidos e aos usuários. É o processo de planejar, executar e controlar eficientemente a movimentação e armazenagem dos materiais, garantindo integridade e prazos de entrega aos usuários” - Bruno Neves, Gerente Operacional.
Uma pequena diferença no desempenho, faz uma enorme diferença nos resultados.